O autismo

A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO

A perturbação do espectro do autismo é uma afetacção complexa, com muitas variantes e cuja classificação foi sucessivamente revista ao longo do século XX e XXI.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria (DSM –Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), as Perturbações do Espectro do Autismo são um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afecta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional (DSM, 5.ª edição, 2013).

Todos reconhecemos a importância da actuação dos diferentes profissionais no acompanhamento das pessoas 

 com Transtorno do Espectro Autista. Muito mais importante que isso, no entanto, é que as mais diversas áreas do conhecimento possam criar um ambiente de convergência de conhecimentos onde o cuidado, a atenção e a ciência se encontram.

A escola é um dos principais agentes responsáveis pela inclusão da criança na sociedade, para além da sua família. Dentro da escola, nos primeiros anos de ensino, cabe ao Educador de Infância o papel de ser o principal agente na promoção do bem-estar da criança, a par da sua função – não menos importante – de transmissão de saberes.
É com esse objectivo que será realizado o 1º Webinar com o título: “O papel do Educador da 1ª Infância na identificação de NEE do espectro do autismo: sinais e alertas”.