A Sobredotação

A  identificação dos alunos sobredotados, particularmente na entrada para as instituições formais de socialização e aprendizagem, tem sido defendida por razões diversas. A justificação mais consensual prende-se com a atenção às suas necessidades educativas específicas, sugerindo-se uma avaliação o mais atempada possível para delinear uma melhor resposta educativa e pedagógica a tais necessidades.

Importa que os educadores sociais, educadores de infância e a comunidade académica em geral sejam capazes de identificar e compreender as capacidades cognitivas, os traços de aprendizagem, motivação e personalidade destas crianças, para que possam intervir na promoção das condições educativas adequadas às suas necessidades específicas.

 

A sobredotação, na sua identificação e descrição, é um fenómeno complexo, inteiramente relacionado com níveis de habilidades cognitivas, fatores motivacionais e sócio-emocionais, e diversas aptidões. O outro desafio prende-se com o facto de persistirem na sociedade ideias erróneas acerca da sobredotação, o que dificulta a compreensão do termo e constitui um entrave à actuação dos técnicos de educação e apoio social.

Para dar resposta às muitas das dúvidas dos pais e educadores, para orientar a acção pedagógica dos Educadores da 1ª Infância e para derrubar os mitos da sociedade realizaremos o 3º Webinar intitulado “A sobredotação em crianças e jovens: como identificar e integrar”.