A dislexia, pelo seu carácter permanente, não desaparecerá, mas pode ser trabalhada, desde a 1ª Infância, no sentido de minimizar os seus impactos negativos na aquisição de aprendizagens por parte destes alunos.
A leitura é um processo complexo que envolve a descodificação e a interpretação de um conjunto de símbolos impressos. Este processo ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço, apesar de não ser um processo natural como a linguagem oral.
Todavia, para as crianças com dislexia, o acto de ler torna-se um obstáculo que é determinante do seu sucesso escolar.
Portanto, pela sua natureza, a dislexia não pode ser diagnosticada antes de a criança iniciar a aprendizagem da leitura. Por isso, os Educadores da 1ª Infância devem estar preparados para identificar os primeiros sinais: se a criança apresentar um atraso significativo na capacidade de ler, na velocidade de leitura, na troca de letras e sílabas ou desrespeito pela pontuação ortográfica, é necessário proceder à sua avaliação.