Data
16 de Junho de 2021
Horário
das 14h00 às 18h00
Localização
Webinar, Plataforma Zoom
A dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem específica de carácter permanente, com limitações significativas na participação escolar do aluno e nas suas aprendizagens.
É com o objectivo de dar a conhecer as manifestações da dislexia que será realizado o 2º Webinar intitulado: “A dislexia na 1ª Infância: manifestações e intervenção do Educador na integração escolar”.
Este conjunto de três webinars destina-se a todos os profissionais que intervêm, ou podem intervir, directa ou indirectamente na inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente, Educadores da 1ª Infância, Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores Universitários, Investigadores, Alunos e Famílias.
Instituições públicas, privadas e ONG’s.
Fomentar a troca de experiências entre especialistas angolanos, portugueses e brasileiros.
Produzir conhecimento teórico e prático sobre o papel dos profissionais de Educação Especial na 1ª Infância no contexto da realidade angolana.
Identificar as oportunidades de colaboração inter-profissional entre o Assistente Social, o Educador Social e o Educador de Infância na intervenção junto das crianças com NEE.
Lançar as bases para a implementação de estratégias pedagógicas diferenciadas na formação de profissionais qualificados e habilitados para intervir ao nível das NEE.
Identificar as áreas cruciais para o estabelecimento de uma cooperação entre as instituições de ensino de Angola e as de Portugal, primordialmente, no que concerne à formação de assistentes sociais, educadores sociais e educadores de infância.
Os três webinars apresentados visam lançar o mote para o próximo Ciclo de Conferências, que devido a situação epidemiológica realizar-se-á presencialmente e à distância via plataformas digitais.
Esperamos ainda que esta iniciativa possa dar a conhecer as necessidades particulares destas crianças aos decisores políticos, alertando assim para a necessidade de delinear políticas públicas educativas e familiares de apoio a uma Educação Inclusiva em Angola.
A dislexia na 1ª Infância: manifestações e intervenção do Educador na integração escolar – 16 de Junho de 2021
14h00 – 14h15 Abertura da Sala Virtual aos conferencistas e participantes
14h15 – 14h30 – Sessão de Abertura
- Intervenção de Sua Excelência a Primeira-Dama da República de Angola, Dr.ª Ana Afonso Dias Lourenço
14h30 – 14h40 – Introdução do tema pelo Moderador:
- José Luís Gonçalves, Diretor ESE de Paula Frassinetti, Porto, Portugal.
14h40 – 15h10 – A intervenção educativa em dislexia: modelos praticados em Portugal e no Brasil.
- Oradora: Helena Serra – Professora Coordenadora jubilada da ESE de Paula Frassinetti. Presidente da AG da Associação Portuguesa de Dislexia (DISLEX).
15h10 – 15h40 – Amostra brasileira de pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.
- Orador: Luiz Gustavo Varejão Simi – Especialista, Pesquisador e Coordenador de Projetos na Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Membro da equipe de avaliação multidisciplinar do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem (CEDA), Brasil.
15h40 – 16h10 – As perturbações específicas da aprendizagem na terapia da fala em Angola.
- Oradora: Ana Clarisse – Terapeuta clínica e especialista em terapia da fala. Intervenção nas áreas de linguagem, motricidade oro facial e comunicação, em crianças com perturbações do neuro desenvolvimento e em idades pré-escolares e escolares. Colaboradora Voluntária na Fundação Ana Carolina, Luanda (Angola).
Intervalo de 10 minutos
16h30 – 17h00 – Avaliação e intervenção precoce em crianças de risco para Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp).
- Oradora: Maria Ângela Nogueira Nico – especialista em psicopedagogia clínica e em avaliações e intervenções dos TEAp. Pesquisadora do Laboratório de Neuro psicolinguística Cognitiva Experimental – LANCE da Universidade de São Paulo, Brasil.
17h00 – 17h30 – Dislexia na 1ª infância: Desafios no contexto angolano.
- Orador: Walter José da Graça Diogo – Médico especialista em Neurologia Clínica e Infantil, Luanda, Angola.
17h30 – 17h50 – Sessão de Perguntas e Repostas:
5 minutos de intervenção para cada participante.
17h50 – 18h00 – Conclusões do tema pelo Moderador:
- Laurindo Vieira – Doutor em Ciências da Educação e membro da Comissão Instaladora da Universidade de Luanda, Angola.